sábado, 25 de maio de 2013

A pegada hídrica da cerveja

Pessoas,

Boa tarde!

Conforme falamos ontem, a água é um elemento importante na produção da cerveja. Entretanto, abordamos a sua utilização junto ao malte, lúpulo e levedura.


Hoje, quero falar com vocês sobre a utilização da água em todo o processo produtivo da cerveja. Você sabia que são utilizados 155 litros de água para cada litro de cerveja produzida? Pois é, infelizmente esse dado é verdadeiro. De acordo com um relatório apresentado na Semana Mundial da Água (16 a 22 de agosto de 2009) pela indústria cervejeira SAB Miller e a Rede WWF, de toda a água usada na produção da cerveja, a utilizada no cultivo das culturas é muitíssimo maior do que a parte consumida no processo industrial dentro da cervejaria. Isso mesmo, dos 155 litros de água usados para cada litro de cerveja produzida, 95% está ligada ao cultivo das culturas envolvidas, tanto locais como importadas, ou seja, na produção do malte.

Em comparação com outras bebidas, a pegada da água da cerveja parece relativamente pequena. Um estudo recente conduzido pelo Pacific Institute revelou que o café, o vinho e o suco de maçã têm pegadas de água três vezes o tamanho da pegada da cerveja.

"A pegada ecológica da água das cervejas de SAB-Miller na África do Sul e na República Tcheca são as primeiras a serem publicadas e o estudo é progressista na maneira como examina o impacto do uso de água nesses países",declarou Stuart Orr, responsável pelo programa de pegada ecológica da água.

O importante nesse estudo é mostrar aos produtores agrícolas, e aos envolvidos na indústria como um todo, que se deve buscar alternativas para a utilização mais eficiente desse recurso que é finito.

Você conhece a sua pegada hídrica? Vá conhecer o site e faça o teste:


Até mais!

Nenhum comentário: