terça-feira, 7 de maio de 2013

Belgian Dark Strong Ale

Pessoal,

Hoje vou dar um salto meio grande, mas acho que é um bom salto para conhecedores e não conhecedores de cerveja. 

Eu não havia experimentado esse rótulo e ainda estou engatinhando no estilo, mas posso dizer que achei uma cerveja que tem meu nome. 

Vamos antes conhecer o estilo? Belgian Dark Strong Ale. O que isso significa? Significa que estamos falando de uma cerveja de alta fermentação (família Ale) que tem cor que varia do âmbar ao marrom escuro; pode ser produzida com açúcares escuros puros; pode ser seca e com corpo variando de médio a alto. A percepção do amargor do lúpulo é atenuado pela complexidade de seu aroma e sabor. Possui notas frutadas, sabores suaves de maltes tostados. Possui uma potência alcoólica que não sobressai em função das caracteísticas de malte abundantes, doces e cremosas. Ervas e condimentos são às vezes utilizados para, delicadamente, dar mais sabor ao estilo. Turbidez a frio é permitida em temperaturas baixas. O álcool por peso pode varias de 7% a 11% e o amargor de 20 a 50.

O rótulo que experimentei ontem é um belo exemplo do estilo. 




De acordo com o Brejas a Urthel Samaranth é "uma cerveja escura que se destaca pelo perfeito balanço entre sabor encorpado e complexo aroma. É uma cerveja para ser degustada em dia especiais, com elevado teor alcoólico (11,5%), sendo ideal para ser apreciada com queijos e carnes robustas, chocolates ou ainda ao final das refeições."

Na minha opinião, esta cerveja se equivale a um bom licor ou vinho do porto.

Convido-o a experimentar esta cerveja ou ir a uma loja de cervejas especiais e pedir a indicação de um bom rótulo do estilo.

Prosit e até mais!

3 comentários:

SAM disse...

Rô, que legal!
E que vontade de beber e comer...rs

SAM disse...

Rô, que legal!!
E que vontade de beber e comer...rs

Eu Criatura disse...

Que bom SAM! A idéia é essa. Além de trocar experiências.