sexta-feira, 24 de maio de 2013

A importância da água na cerveja

Pessoas,

Boa tarde!

Hoje vamos falar da importância da água na cerveja. Ela deve ser muito importante, não é? Afinal, ela representa 90% da cerveja!


Vamos ver o que fala Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery e escritor do livro "A Mesa do Mestre-Cervejeiro - Descobrindo os prazeres das cervejas e das comidas verdadeiras":

"'De onde vem sua água?' é uma das perguntas mais ouvidas por cervejeiros. Em geral, a resposta mais honesta é: do sistema de abastecimento municipal ou do poço particular da cervejaria. Embora isso não soe tão romântico quanto 'nossa cerveja é fabricada com água derretida de geleiras', ou outras baboseiras publicitárias desse tipo, o fato é que a grande parte dos municípios fornece água relativamente boa."

A água é muito importante mas, hoje em dia, os cervejeiros conseguem manipular o conteúdo mineral da água para criar diferentes estilos de cerveja. É possível alterar a química da água, acrescentando ou removendo elementos, assim como é feito por empresas de tratamento de água. É a procura do equilíbrio ideal para a busca de um resultado perfeito.

Há dois exemplos clássicos, a água de Pilsen, na República Tcheca e a água de Burton, na Inglaterra. Em Pilsen, a água é conhecida por ser muito mole, com pouquíssimos minerais. Esta água permitiu a produção da primeira cerveja Pilsen, que tem um toque amargo, seguido de um sabor maltado de pão, adoçado e delicado. Já a água de Burton, que fica situada entre depósitos de calcário, é considerada muito dura. Estes minerais favorecem uma  fermentação potente, o que gera uma cerveja bastante seca e lupulada, a tradicional India Pale Ale (IPA) inglesa.

Legal? Até mais!

Nenhum comentário: