terça-feira, 23 de abril de 2013

Reinheitsgebot


Pessoal, vamos falar hoje sobre pureza e sobre qualidade!

Hoje (23 de abril) é o aniversário de 497 anos da Reinheitsgebot da Alemanha, que nada mais é do que a Lei da Pureza na produção de cerveja. Podemos dizer que foi o primeiro selo de qualidade da história!

Em 1487, surgiu a primeira regulamentação sobre a fabricação de cerveja, que foi decretada pelo Duque Albrecht IV, da Baviera. Este decreto serviu de inspiração para, em 1516, os duques Wilhelm IV e Ludwig X, instituirem a Reinheitsgebot (Lei da Pureza), fazendo com que produtores utilizassem apenas água, malte de cevada e lúpulo. Na época, a levedura ainda não havia sido descoberta e acreditava-se que a fermentação era um acontecimento divino. Posteriormente, a levedura foi incluída na Reinheitgebot.

O motivo da criação da lei? Impedir que os cervejeiros usassem o trigo e o centeio, grãos necessários para a produção de pão, na fabricação de cerveja. Com a escassez destes , o alimento encarecia para a população. Sabe-se hoje que a cerveja de trigo não teve a produção interrompida, mas era uma concessão dada pelo Duque.

Em 1871, com a unificação dos reinos, a Lei da Pureza foi implementada em toda Alemanha, dando ao governo ferramentas para fiscalizar a qualidade e recolher impostos sobre a produção.

A Reinheitsgebot ainda é considerada um selo de qualidade e os produtores que mantém suas cervejas usando apenas os quatro ingredientes são extremamente respeitados. Entretanto, a lei foi extinta pela corte alemã em 1988. Demanda da globalização e do livre mercado.

Até mais!

3 comentários:

calica disse...

Como sempre ótimos os teus comentários.

calica disse...

Mana estou gostando muito do teu Blog.

Eu Criatura disse...

Que bom ,papi! Fico muito feliz :)