sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lagers


Pessoal,

Boa tarde!

Vamos conversar sobre as famílias de cerveja?
Há três grandes famílias de cerveja. São divididas desta forma em função do tipo de fermentação: as Lambic, as Ales e as Lager
Como a preferência dos brasileiros é por uma bem gelada, vamos ser democráticos e começar pelo estilo mais “novo”, a Lager.
Esta família é conhecida por ter cervejas mais leves e translúcidas, principalmente em função das American Lager, estilo mais vendido no Brasil.
A Lager mais antiga surgiu na Alemanha, na região de Munique. De acordo com o Larousse da Cerveja, a partir da segunda metade do século XVI, algumas cervejarias alemãs foram proibidas de produzir no verão, mas lhes era concedida permissão para produzir nos meses frios e guardá-las para serem consumidas no período quente. Para que não estragassem com o tempo de armazenamento e com o aumento de temperatura (lager significa “guardada”, “armazenada”), as cervejas eram guardadas em adegas frias e úmidas. Sem saber explicar o motivo, perceberam um sabor acentuado, aparência clara e leve. Posteriormente, descobriu-se que as leveduras, responsáveis pela turbidez das cervejas Ale, tendem a não se flocular em baixas temperaturas. Houve uma seleção natural dos micro-organismos responsáveis pela fermentação, gerando uma nova cepa que fermenta no fundo, também é conhecida como baixa fermentação.
A cerveja mais emblemática e antiga, fabricada até hoje, é a Pilsner Urquell (que significa “com origem na cidade de Pilsen”). A cidade de Pilsen fica na antiga Boêmia, hoje República Tcheca. A Pilsner Urquell foi fabricada pela primeira vez em 1842. É uma cerveja clara, carbonatada com sabor acentuado de lúpulo e bastante refrescante.



Na mesma época, começaram a fabricar, também na região da Boêmia, os hoje famosos cristais. Anteriormente as cervejas eram servidas em canecas de louça, madeira, estanho e até couro. O casamento não poderia ter sido melhor: cristais servindo uma cerveja translúcida e com colarinho perfeito!
Falamos das American Lager, das Pilsen, mas todas as cervejas da família Lager são claras e translúcidas? Não! Também há Lagers escuras e mais encorpadas, como as Traditional German Bock, também bastante conhecidas por nós brasileiros, principalmente no inverno.



Nos falamos mais amanhã!

Nenhum comentário: