segunda-feira, 29 de abril de 2013

German Weissbier ou Weizenbier

Bueno, como vão todos?

Conforme prometido, hoje falarei sobre as cervejas de trigo. Pedido feito pelo meu amigo Eduardo Kasper.




Vamos lá!

As German Weissbier ou Weizenbier (sendo que weiss significa branco e weizen, trigo no idioma alemão) são cervejas muito apreciadas na Alemanha, país de origem. De acordo com as leis deste país, para ser considerada uma cerveja de trigo, é necessário que em sua composição tenha, pelo menos, 50% de malte de trigo. O restante deve ser composto de malte de cevada. 

Em geral, sua apresentação é turva, mas também possui sua versão filtrada, chamada de Kristallweizen sendo, então, translúcida.

Pessoalmente prefiro as turvas, principalmente as que tem o prefixo Hefe (que significa fermento, em alemão). Este prefixo apenas informa que a cerveja não foi filtrada e que ainda há resíduo de fermento na garrafa, aumentando a turbidez.

Dentro deste estilo, temos três sub estilos: a Weizenbier, a Dunkelweizen e a Weizenbock. Então vamos lá:

Weizenbier: originária do sul da Alemanha, é a cerveja bebida no verão. Tem teor alcoólico entre 4,3% e 5,6%. Tem um leve sabor frutado - normalmente de banana - é clara, turva e espuma abundante.

Dunkelweizen: dunkel significa escuro, em alemão. Possui o mesmo teor alcoólico da anterior, entretanto, costuma levar mais trigo que as Weizen claras. Contém de 60% a 70% de malte de trigo em sua composição. O restante da mistura é de malte de cevada mais torrado. De cor cobre-escura, também tem a versão Hefe, apresentando sedimentos na garrafa. Também sentimos um sabor sutil de banana.

Weizenbock: podemos dizer que é uma versão mais forte, com teor alcoólico mais elevado (de 6,5% a 8%) da Dunkelweizen. A presença do malte é bastante percebida, assim como toques de cravo e banana. Sua cor também assemelha-se à Dunkelweizen.

Esta cerveja costuma harmonizar bem com comidas leves e queijos... bom demais!

Kasper, espero que tenha gostado.

Ainda aceito sugestões!

Até mais!


2 comentários:

calica disse...

Quero ver se consigo lembrar de todos estes nomes.

Eu Criatura disse...

É difícil decorar sem beber, papi!
Vais ter que começar a degustar...
Me aguarde!