domingo, 21 de abril de 2013

Monteiro Lobat, Hare Krishna e Lúpulo

Bom dia, pessoas!

Conforme comentei com vocês, fui visitar uma amiga em Taubaté e o reencontro foi muito legal. Além das muitas horas de conversa, visitamos dois lugares lindos. Fomos ao Sítio do Pica Pau Amarelo, onde Monteiro Lobato passou sua infância e passeamos entre as árvores centenárias e assistimos a uma fofura de peça junto com as crianças. Os personagens ficam circulando pelo sítio... confesso que voltei no tempo e me emocionei!


Fomos à noite na Nova Gokula, em Pindamonhanguaba. Trata-se de uma uma fazenda que abriga uma comunidade Hare Krishna desde 1978. O local fica aos pés da Serra da Mantiqueira. Como fomos à noite, não pude ver as belezas naturais do local, mas a receptividade é grande e, em função das comemorações que estavam acontecendo naquela data, pude experimentar uma culinária vegetariana maravilhosa!



Hoje, dia 21 de abril, visitarei uma fazenda de lúpulo!!
Para os que não sabem, o lúpulo é um dos quatro ingredientes que compõe a cerveja (água, malte, lúpulo e levedura) e é o responsável pelo amargor. Falei rapidamente dele no texto sobre a Abadessa, quando citei também a sua propriedade de conservante natural.



Amanhã conto para vocês como foi a visita e o que os proprietários estão fazendo para conseguirem um lúpulo em condições de ser usado na produção da cerveja, pois hoje 100% do lúpulo utilizado no Brasil é importado.

O lúpulo é uma planta bastante sensível às condições climáticas, então ainda não conseguimos resultados efetivos no Brasil. Os principais produtores de lúpulos hoje são a Alemanha, os Estados Unidos, a a República Checa, Inglaterra e a Nova Zelândia. 

Nos vemos novamente amanhã!

Namaste.


Nenhum comentário: