terça-feira, 4 de junho de 2013

A importância do copo na experiência de tomar cerveja

Olá pessoal!

Estou de volta!

Gostaria de falar com vocês sobre a importância do copo na experiência de tomar cerveja. O intuito aqui não é complicar e sim, simplesmente, tornar a degustação do nosso amado líquido o mais prazerosa possível.


Olhando assim, parece complicado, não é mesmo? Mas nós vamos por partes. O que gostaria de adiantar é o seguinte: para que se possa conferir o aspecto, a cor e a espuma, a transparência do copo é fundamental.

As cervejas Ale (cervejas de alta fermentação) costumam ter aroma frutado e textura marcante. O ideal é servi-la em copos que retenham seu buquê e odores voláteis. Tudo isso é intencional, pois queremos prolongar a boa sensação da cerveja.



Já as cervejas mais delicadas, por exemplo, pedem copos leves e elegantes. O copo deve ser a vitrine da cerveja!    



Mas e o copo mais conhecido dos brasileiros? Como se chama? Diferentemente do que achamos, o copo mais usado no Brasil, principalmente quando tomamos chope, não se chama Tulipa. Seu nome correto é Pilsner!


O copo Tulipa é muito usado em cervejas belgas, como as Strong Ales, Dubbel e Trippel, pois possuem muita espuma e queremos acompanhar a sua evolução. Este copo assemelha-se a uma taça de conhaque, entretanto possui a borda virada para fora.


Se tiver alguma dúvida, ou quiser fazer algum cometário, escreva aqui.

Até mais!

Nenhum comentário: