quinta-feira, 13 de junho de 2013

Doppelbock


Olá pessoas!

Vamos continuar falando das Bocks? Hoje falaremos sobre a Doppelbock (duas vezes Bock).

Esta cerveja é mais forte, normalmente mais escura, mais maltada e pouquíssimo amargor. O sabor do malte caramelo tostado é bastante perceptível. Em geral, em 7% de álcool, mas pode chegar até 13% - nestes casos, pode-se perceber o álcool no sabor.


Falando especificamente sobre a cerveja acima: a Paulaner Salvator. 
A cervejaria Paulaner, localizada em Munich, deve as suas origens aos monges que em 1634 começaram uma produção que era de uso próprio do monastério e o que sobrava era distribuído para a população carente daquela cidade. A Paulaner Salvator costumava ser consumida pelos monges como o "pão líquido" durante o jejum da Quaresma. 

O rótulo representa a lenda em que, durante a visita anual do duque da Baviera à cervejaria Paulaner, ele bebia uma caneca da “Sankt Vater Bier” ou da “Salvator” e, enquanto bebia, o irmão Barnabás lhe dizia o que o povo da Baviera realmente pensava sobre o seu reinado.

E com o que podemos harmonizar uma Dopplebock? Que tal uma bela tábua de queijos, contendo Gruyère, Parmesão, Rochefort, Gorgonzola... Ou então uma bela massa à carbonara (principalmente se for a do meu pai)?


Até mais!

Nenhum comentário: