quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cerveja do Luis Fernando Veríssimo



Olá pessoas!

O meu primo, Rubem Penz, recentemente entrevistou o incrível Luis Fernando Veríssimo e, numa inocente troca de "posts" por aqui, me lançou o desafio de achar uma cerveja que combinasse com o escritor. Peguei a tarefa com unhas e dentes e larguei algumas vezes, mas acho que achei a cerveja com a cara do Luis Fernando!

Fiz uma lista de características e qualidades que enxergo nele e fui atrás. Espero que ele me perdoe, pois é sabido que o LFV é ateu. Entretanto, a cerveja escolhida foi uma Dopplebock.
Cerveja originariamente produzida pelos monges Paulinos, na Alemanha, tem coloração variada, mas muitas vezes apresentada na cor rubi.
Por possuir o "dobro" de malte de uma Bock, tem teor alcóolico próximo aos 10% (ABV). Bastante complexa, assim como apresenta a doçura do malte, também tem o amargor do lúpulo presente (leve).
Costuma ser bebida em estações frias, como se fosse um conhaque.
Gaúcho, doce, irônico, colorado, complexo... Sera que reconheceste o LFV aí, Mano?






2 comentários:

Edegar disse...

Estava pesquisando sobre a Paulaner Salvator e doppelbocks e encontrei o teu post "Cerveja do Luis Fernando Veríssimo". Grande escolha e bela homenagem, reconheci o LFV sim. Quem sabe criar uma série, ampliando o desafio que te foi lançado e encontrar cervejas que combinem com escritores e outros artistas da terrinha. Melhor ainda, quero crer, se uma revista sobre cerveja criasse uma sessão na qual convida sommeliers para escreverem nesse sentido, indicando cerveja(s) que combina(m) com determinado artista, livro, etc. Acho que me encorajei com a tua escolha e fui longe (mais isso para o sommelier harmonizar?). É que o teu post me pareceu uma ótima ideia (comecei pensando assim) para uma campanha sobre a produção de cerveja artesanal daqui, dizendo, por exemplo, que dá para reconhecer o LFV na personalidade da Paulaner Salvator, que se aproxima (será?) da Abadessa Emigrator Doppelbock. Acho que como homebrewer iniciante e colorado, que gosta do LFV, de Doppelbocks e dos teus posts, me entusiasmei. Parabéns pelo trabalho.

Eu Criatura disse...

Obrigada, Edegar!
Essas harmonizações "malucas"são totalmente pessoais, mas acho que justificáveis, não? Gosto de harmonizar cerveja com música também, mas isso ainda está no campo das ideias…
Acho uma bela sugestão para as revistas, quem sabe não rola?
Adorei os comentários. Ando meio sumida do meu próprio blog, mas quem sabe volto a escrever? Me motivaste a retomar!