sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Colorado Indica - IPA

Bom dia, pessoas!


Logo logo teremos um jantar harmonizado em Porto Alegre - mais especificamente na Casa Cardozo - então, gostaria de apresentar a vocês as cervejas que degustaremos na noite de 7 de setembro.

Hoje falaremos da cerveja que acompanhará o prato principal: A Colorado Indica.


A Índica é uma India Pale Ale, da escola inglesa, que possui amargor pronunciado e teor alcoólico de 7%. O toque brasileiro é a adição de rapadura na cerveja, que confere maior corpo a esta cerveja.

Mas vocês sabem o que é uma India Pale Ale, ou IPA? 

Com a fundação do Império Britânico, e seus grandes navios, surgiu um dos mais famosos estilos de cerveja. 

Na época da colonização da Índia pelos ingleses, os comerciantes, administradores e  soldados em serviço naquelas terras contavam com os suprimentos vindos pelo mar para abastecê-los. O comércio era controlado pela Companhia das Índias Orientais, que transportavam da Índia para a Inglaterra riquezas como especiarias, algodão, seda, tintura índigo, salitre e chá. 


Em determinado momento, já não havia muitos produtos a serem embarcados nos navios e a cerveja se tornou uma oportunidade de rendimentos estáveis. 

Hoje fala-se muito sobre o surgimento das IPAs e o fato de ter sido um movimento calculado pelas cervejarias britânicas, que a adicionavam doses extras de lúpulo às cervejas e as faziam com maior teor alcoólico com o intuito de ajudar a preservar a cerveja na viagem até a Índia, mas a história não é bem essa.

A História conta que a IPA não foi o primeiro estilo enviado nem o mais popular. Também não era conhecida por este nome até 1830. Há evidências de que outras bebidas alcoólicas já eram exportadas, como a Cidra (bebida fermentada de maçã), a cerveja Porter e uma cerveja com cerca de 2,5% de ABV (volume de álcool).

A IPA surgiu da cervejaria Hodgson's de Londres que, na década de 1750, vendia a sua cerveja October na Índia, uma Pale Ale com mais lúpulo que as demais. Era transportada em navios ao lado de outras cervejas. A dura viagem pelo mar, com mudanças constantes de temperatura à medida que os navios atravessavam o Equador, acelerava o processo de maturação. Os navios sacudiam muito, o que aumentava o contato das cervejas com os barris de carvalho. Esse movimento não afetou muito os outros estilos de cerveja, mas transformou a cerveja da Hodgson. Então se fala que a cerveja não foi feita para a viagem e sim, a viagem que fez a cerveja. 

O estilo foi aprimorado pelas cervejarias da cidade de Burton, que possuía uma água mais dura, com mais minerais, mas isso já é outra história...

As características sensoriais típicas desta cerveja são:
  • Amargor e teor alcoólico médio-alto a alto;
  • Notas de lúpulos ingleses devem estar presentes no aftertaste (retrogosto);
  • Aroma floral de lúpulo acompanhado de aroma frutado;
  • Corpo médio e presença moderada de malte.
O que esperar da Colorado Invicta: uma cerveja com corpo, amargor e teor alcoólico significativos. harmoniza muito bem com pratos condimentados e complexos.

Espero que gostem e quem experimentar, deixe aqui as suas impressões!

Até mais!

Nenhum comentário: