quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cerveja e feijão

Pessoal,

Recentemente estive no Rio de Janeiro e tive oportunidade de comer feijão preto de várias formas (quem me conhece sabe que adoro feijão!): bolinho de feijoada, pastel de feijão preto, o nosso brasileiríssimo feijão com arroz e uma feijoada maravilhosa, no Bar do Mineiro, em Santa Teresa.

Fui pesquisar sobre a história da feijoada e aprendi que se trata de uma derivação de pratos europeus, diferentemente do que imaginava. A informação que tinha era de que se tratava de um prato de escravos. Olhem só parte do texto do site Petit Gastro:


Bom, o feijão preto é de origem sul-americana e fazia parte da dieta dos índios.

Como eu adoro feijão e também adoro cerveja, precisava achar uma forma de juntar essas duas paixões.

Estive duas vezes no Delirium Café, em Ipanema, primeiro bar do estilo nas Américas, que possui aproximadamente 350 rótulos, além de 10 torres. Lá pude provar alguns rótulos, conversar com meus amigos e harmonizar o excepcional Bolinho de Feijoada com uma Rauchbier da Bamberg.


Para quem não conhece o estilo, a Rauchbier é uma cerveja originária da Alemanha. É feita com   malte defumado, que remete à carnes defumadas, principalmente bacon. 

Reza a lenda que uma cervejaria foi incendiada, defumando o estoque de malte (rauch significa fumaça, em alemão). O dono, por ser muito pobre, vendeu a cerveja assim mesmo e, para sua surpresa, a bebida caiu nas graças da população local.

Verdade ou não, esta cerveja de sabor muito particular, casou perfeitamente com o Bolinho de Feijoada, complementando o sabor do feijão, couve e carnes de porco, que fazem parte do recheio.

Próxima feijoada? Indico uma Rauchbier. 

Marcas mais fáceis de encontrar: 




Até mais!

2 comentários:

calica disse...

Filha vivendo e aprendendo na vida e agora aprendendo a curtir uma VERDADEIRA Cerveja. Bjs e parabens.

Eu Criatura disse...

tão bom teus comentários, papi!!