domingo, 21 de julho de 2013

Harmonização de cerveja com pastel de queijo

Olá!

Tomar cerveja significa ter um momento prazeroso com a família e os amigos. Um momento leve e descontraído. Se já temos este prazer bebendo uma boa cerveja, por que não podemos associa-la também à comida?

Tenho falado aqui sobre estilos, mas quero começar a falar também sobre harmonização. Combinar a cerveja que adoramos com o prato correto (e vice-versa),  pode se transformar em uma experiência positivamente inesperada, onde um realça o sabor do outro.

Entretanto, minha intenção aqui não é complicar (pelo menos, não agora) e sim mostrar para vocês que é possível harmonizar simples pratos, que todos temos acesso, com uma boa cerveja.

Não sei vocês, mas tenho loucura por pastel de queijo. Desde os mais simples, até os mais refinados (já comeram pastel de queijo brie com geléia de damasco?).


Pois é, nada mais simples que um pastel de queijo. E com qual cerveja podemos harmonizar esta iguaria encontrada em bares e feiras?

Como se trata de um prato com queijo apenas (desde que não seja feito com queijos muito fortes, como os queijos azuis), devemos harmonizar com cervejas mais leves, para que a bebida não se sobreponha à iguaria.

Tenho duas sugestões de acompanhamento: uma Weizenbier ou uma Witbier. E qual a diferença? Gosto muito das duas e a escolha é uma decisão pessoal.

A Weizenbier é uma cerveja de origem alemã feita com, pelo menos, 50% de malte de trigo (weizen significa trigo). Leve e refrescante, mas ao mesmo tempo com um corpo mais denso, uma vez que não é filtrada. Nascida na região da Baviera, ainda é tomada no café da manhã da região, acompanhada de pretzels. Tem um sabor frutado, onde podemos sentir aroma e sabor de banana e cravo. Possui uma espuma abundante. 



A Witbier também é feita de trigo, mas é diferente da cerveja alemã. É uma cerveja belga, onde usa-se na produção o trigo não maltado e são temperadas com sementes de coentro e cascas de laranja. São mais claras que as Weizenbier e também turvas. Seu aroma e sabor são agradavelmente cítricos e secos.



As duas cervejas também podem vir na versão Kristall, onde passam pelo processo de filtragem.

Ficaram com vontade de testar uma dessas sugestões? Me contem depois.

Até mais!

2 comentários:

Rubem Penz disse...

Fico com a Weizenbier!

Eu Criatura disse...

Depois de comer, me conta!